Ao celebrarmos os 500 anos de nascimento de Luís Vaz de Camões, um dos maiores poetas da língua portuguesa, é fundamental destacar sua importância para a formação e o desenvolvimento do nosso idioma. Camões, com sua obra-prima Os Lusíadas, não apenas contribuiu decisivamente para a padronização da língua portuguesa, enriquecendo-a com um vocabulário rico e expressivo, mas também desempenhou um papel crucial na construção da identidade nacional portuguesa. Seus versos, repletos de beleza e engenhosidade, tornaram-se um modelo para gerações de escritores, consolidando a língua portuguesa como um poderoso instrumento de comunicação e expressão artística. Os Lusíadas transformou-se em um hino épico que celebra a história e as conquistas do povo português, fazendo de Camões um patrimônio cultural de valor inestimável, cujo legado transcende fronteiras e continua a inspirar escritores e leitores em todo o mundo.

A celebração deste marco é uma oportunidade única, não apenas para relembrarmos sua grandiosa contribuição para a língua portuguesa, mas também para inspirarmos novas gerações de escritores. A promoção de concursos literários, especialmente aqueles voltados para autores iniciantes, ou ainda desconhecidos do grande público, é fundamental nesse contexto. Esses concursos, ao incentivar a produção textual e a criatividade, contribuem para a formação de leitores mais críticos e conscientes, além de promoverem o contato com a rica tradição literária portuguesa. Ao explorarem a obra de Camões e de outros grandes autores, os participantes podem aprimorar o senso estético e sua percepção da beleza da língua portuguesa, além da oportunidade de se destacarem e serem reconhecidos como novos talentos da literatura brasileira e portuguesa.

Nesse sentido, a Rede Sem Fronteiras sente-se honrada em ter promovido o CONCURSO LITERÁRIO INTERNACIONAL 500 ANOS DE CAMÕES - UMA JORNADA LITERÁRIA, que teve como objetivo principal celebrar esse marco histórico, promovendo e valorizando a sensibilidade estética dos autores. A adesão dos inscritos demonstra o interesse e a relevância do tema, e a dedicação da equipe de jurados e coordenadores foi fundamental para o sucesso desta iniciativa. Ao proporcionar a tantos entusiastas da literatura a oportunidade de se aprofundarem na obra de Camões, a Rede reafirma seu compromisso de incentivar a produção literária e fortalecer a cultura, conectando autores de diferentes partes do mundo em uma celebração da arte e da palavra. Que este seja apenas o primeiro de muitos eventos que celebrem a rica história da língua portuguesa e inspirem novas gerações de escritores e leitores.

Todo o processo do concurso foi coordenado pelas escritoras e membros da Equipe Dourada da Rede Sem Fronteiras, Betty Silberstein e Lúcia Boonstra, que fizeram a primeira apuração.

  • Betty Silberstein: Escritora, revisora, tradutora. Membro e Conselheira da REBRA - Rede Brasileira de Escritoras. Fundadora e Conselheira da Rede Sem Fronteiras, revisora das Editoras Sem Fronteiras e Letras Graciosas, de Portugal, onde reside no momento. Pertence a várias Academias de Cultura no Brasil e no exterior. Seus livros estão presentes nas livrarias brasileiras, na Amazon.com (versões impressa e eletrônica) e em bibliotecas espalhadas por vários países, como: Suíça, Alemanha, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Canadá e Portugal.

  • Lúcia Boonstra: Especialista em superdotação, escritora e poeta. Colaboradora da Mesa de Cultura do Conselho de Cidadania nos Países Baixos, Representante Internacional da Rede Sem Fronteiras nos Países Baixos, além de Membro da Equipe Dourada e membro da AJEB/DF. Coleciona alguns prêmios de publicações em coletâneas. Soprados das Gavetas, um livro de poesias com pitadas neorromânticas, é a sua obra solo de estreia. Criadora, curadora e idealizadora das exposições Simbiose: Poemasfotos/Fotospoemas e Simbiose: Canvas Poéticas. É, também, a desenvolvedora da oficina de escrita criativa Autodescobrimento Poético: Poesia Curativa.

Neste concurso em edição especial de aniversário, tivemos a honra de contar uma banca constituída, formada por escritores e professores convidados, que compuseram o júri. São eles:

  • Profa. Basilina Pereira: Basilina Pereira é mineira, mas reside em Brasília desde 1983. É professora aposentada, advogada e escritora. Já participou de 64 coletâneas e publicou 15 livros, sendo nove de poesia, dois de contos, um romance, dois e-books e um infantil. Faz parte de várias associações e academias, com destaque para a ANE-Associação Nacional de Escritores; a AIC - Academia Internacional de Cultura e a ALMUB - Academia de Letras e Música do Brasil. É detentora de vários prêmios nacionais e internacionais.

  • Dra. Cecy Barbosa Campos: Advogada e Mestra em Teoria Literária. Fez cursos de aperfeiçoamento em Língua e Literaturas de Língua Inglesa e em Metodologia de Ensino nos Estados Unidos e Inglaterra. Atualmente dedica-se a pesquisas sobre a literatura de afrodescendentes, ministrando cursos livres e palestras sobre literatura afro-brasileira. Pertence a várias academias de letras e instituições culturais no Brasil e no exterior. Autora de 19 livros solo, prefácios, capítulos de livros, artigos em revistas e antologias.

  • Prof. Doutor Ivo da Piedade Álvares Furtado: poeta, médico e académico. Presidente da Associação Portuguesa de Poetas - APP. Professor Catedrático Jubilado de Anatomia. Membro Oficial da Rede Sem Fronteiras e Sócio da Associação Portuguesa de Escritores. 72 anos, casado, natural de Margão, Goa, Índia. Residente na Portela, Portugal. Diretor de: “Cadernos de Poesia - Autores” e da Revista “POESIS – Verba volant, scriptamanent”. Autor de livros de Medicina e de Poesia, sob o pseudónimo de André Portugal, até à jubilação, e em nome próprio a partir dessa data. Participou também de várias Antologias.

  • Profa. Sonia Bittencourt: Escritora, revisora, Membro Oficial da Rede Sem Fronteiras, Portugal; diretora de comunicação AJEB-SP (2022-2024). Obras: Além do Mar, além do Homem, Cia. Ilimitada, SP, 2017); A Vida em Contos e Cantos, Detalhe, SP, 2020; As Duas Pontas da Vida, com Marina Zarvos, Oficina do Livro, SP, 2022. Textos em dezenas de Coletâneas. Prêmios no Brasil, Portugal e Itália. Ex: 1º lugar Prosa, Coletânea Sem Fronteiras pelo Mundo, Rede Sem Fronteiras, Portugal (2023); Prêmio Especial Prosa, Coletânea Infinito, A.C.I.M.A, Itália (2023); 1º lugar Antologia Olhares Permitidos, Ajeb-MG (2022).

Os jurados avaliaram as obras com base nos seguintes critérios: criatividade e originalidade, qualidade de escrita do texto, precisão gramatical, excelência de enredo, tendo, como norteador de critério, o tema proposto, e criatividade no desfecho.

A comissão organizadora se sente lisonjeada pela confiança dos autores que se engajaram nesse projeto e muito agradecida pela generosidade, disponibilidade e lisura dos jurados durante o processo de avaliação do material submetido a eles.

Dessa maneira, é com satisfação que anunciamos o resultado do CONCURSO LITERÁRIO INTERNACIONAL 500 ANOS DE CAMÕES - UMA JORNADA LITERÁRIA.

CATEGORIA ACRÓSTICOS

1º LUGAR: ANA MARIA GUIMARÃES

Obra: Amor da Mulher Amada

2º LUGAR: ANTONIA CAVALCANTE DE OLIVEIRA

Obra: Luis de Camões

CATEGORIA ALDRAVIAS

1º LUGAR: ANA MARIA TOURINHO

Obra: Aldravia 1 (sem título)

2º LUGAR: BEBEL RITZMANN

Obra: Aldravia 2 (sem título)

3º LUGAR: CARLA DE SÀ MORAIS

Obra: Além-mar

CATEGORIA CONTOS

1º LUGAR: CLARA ARREGUY

Obra: Serrana Bela

2º LUGAR: CARLA DE SÀ MORAIS

Obra: Eu, Camões, o Intemporal

3º LUGAR: LUCIA SOUSA

Obra: Encontro das Letras

MENÇÃO HONROSA

- NEUSA BERNADO COELHO - Obra: A Festa das Palavras

- OZAIR O. DA PAIXÃO - Obra: O Destino Além dos Mares

CATEGORIA CRÔNICAS

1º LUGAR: MARIA ESTHER PAES BARRETO RODRIGUES

Obra: Canto Molhado

2º LUGAR: IZABELLA PAVESI

Obra: Oh, Camões!

3º LUGAR: ROSA VIRGÍNIA

Obra: Numa expedição de vela e amor

MENÇÃO HONROSA

- OFÉLIA MARIA GOMES DE MATOS - Obra: As linhas inventivas de Camões

- NEUSA BERNADO COELHO - Obra: A Herança de Camões

- GRAÇA NEVES - Obra: A obra “Os Lusíadas” viva nos 500 anos de Camões

CATEGORIA HAICAIS

1º LUGAR: NORMA BEZERRA BRITO

Obra: Haicai 1

2º LUGAR: BEBEL RITZMANN

Obra: Haicai 3

CATEGORIA MINICONTOS

1º LUGAR: HELENA FRAGA

Obra: Encontro na Ilha dos Amores

2º LUGAR: LUCIA SOUSA

Obra: Aventura amorosa

CATEGORIA POEMAS

1º LUGAR: JORGE EDUARDO MAGALHÃES DE MENDONÇA

Obra: Breve epopeia camoniana

2º LUGAR: RIVERDES COELHO FALCÃO

Obra: Ode a Luís Vaz de Camões

3º LUGAR: NEUSA BERNADO COELHO

Obra: Vida e Versos Eternos

MENÇÃO HONROSA

- ROSANNI GUERRA - Obra: Súplica Camoniana

- ADRIANA ARAÚJO - Obra: Metanoia, onde está?

- ROSA MELLEU - Obra: Lado a lado

- PIETRO COSTA - Obra: O Divisor de águas

- PAUTÍLIO ALVES FILHO - Obra: Alma Senil

- TERESA DE JESUS PEREIRA DUARTE REIS - Obra: Camões, o Grande Poeta

- RITA GUEDES - Obra: Um marco histórico

- MARTA VERÔNICA - Obra: Luiz Vaz de Camões, o Professor e eu

- IZA ENGEL - Obra: Pensar em Camões

CATEGORIA SONETOS

1º LUGAR: ELVIRA DRUMMOND

Obra: O amor

2º LUGAR: NEUSA BERNADO COELHO

Obra: Uma jornada Literária

3º LUGAR: JOAQUIM MARQUES

Obra: Camões

MENÇÃO HONROSA

- MARLI F. FREITAS - Obra: Do cavaleiro fiel

- YASMINE FIGUEIREDO - Obra: Soneto a Camões

- BEBEL RITZMANN - Obra: 500 anos de Mar

- ROSELI FARIAS - Obra: Camões

CATEGORIA TROVAS

1º LUGAR: ANA MARIA TOURINHO

Obra: Trova nº 3

2º LUGAR: NEUSA BERNADO COELHO

Obra: Celebrando a diversidade literária

3º LUGAR: BETINHO DE SAUBARA

Obra: Trova

MENÇÃO HONROSA

- OZAIR O. DA PAIXÃO - Obra: Trova da Cativa

Nós, da comissão organizadora e do corpo de jurados, estamos muito felizes pelo desempenho dos premiados. Agora, vocês entraram para a galeria dos premiados da Rede Sem Fronteiras.

Recebam, em nome de nossa Presidente, Dyandreia Portugal, e de toda sua diretoria, nossa congratulação, e nosso desejo de que isso repercuta imensamente para o sucesso de suas carreiras.

Aproveitamos o ensejo para convidá-los a participar da Cerimônia de Premiação que acontecerá no dia 22/08/2024, na parte da tarde, no Clube Naútico de Fortaleza, durante a programação da Convenção Internacional Cultural da Rede Sem Fronteiras. A presença de cada um será uma honra para todos, e entregar em mãos esta conquista é um reconhecimento público merecido pelo seu trabalho. Contudo, aqueles que não puderem estar presentes, serão contactados posteriormente, em setembro, para as tratativas do envio da medalha e/ou certificado.

Mais uma vez, parabéns pela conquista e esperamos vê-los em Fortaleza, para celebrar este momento especial.

Atenciosamente,

Equipe Coordenadora

DIVULGAÇÃO OFICIAL
RESULTADO DO CONCURSO LITERÁRIO INTERNACIONAL
500 Anos de Camões - Uma Jornada Literária